Proposta do curso
Este curso atende aos seguintes critérios legais:
- Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;
- Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;
- Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;
- Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;
- Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;
- Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.
Objetivo do curso
Proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico necessário à prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial. Propiciar um conhecimento abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais no ensino regular e sobre a educação inclusiva.
Público-alvo
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
Área de conhecimento
- Educação
Composição do material didático
- Livros
- Vídeos complementares
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINA
- FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
- DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
- DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA
- TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS HABILIDADES
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- TECNOLOGIA ASSISTIVA
- COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA